O gosto pela arte: exposição na Academia Paraisense de Cultura
Boa noite a todos! Desde já agradeço a gentileza do convite para participar deste momento e partilhar da companhia agradável de todos.
Gostaria de partilhar, brevemente, um pouco de minha percepção sobre qual a relação das pessoas com a arte. Esta reflexão é resultado de uma pergunta feita a mim mesmo: o que é o gosto pela arte?
Muitas vezes o gosto pela arte está condicionado a uma experiência familiar, que acompanha o indivíduo desde a infância, ou a uma habilidade própria que, após ser descoberta ou inculcada, se desenvolve com o treino e a repetição. O não interesse pela arte, ou o “des-gosto”, pode surgir quando um destes dois fatores não existe na história de determinada pessoa, ou pelo simples fato do não-domínio de uma linguagem que permita a interpretação e, por conseguinte, o entendimento daquilo que está posto em questão como arte.
O que é a arte?
Quando nos fazemos esta pergunta, as imagens da erudição e do clássico em quaisquer formas de expressão da arte podem nos ajudar a começar a responder esta pergunta. É fácil também recorrer à estimulação dos sentidos na busca do entendimento do que é arte. O argumento da estética surge como uma tentativa mais elaborada e ampla, levando-nos a entender que a arte é a busca do belo, da perfeição.
Também podemos entender a arte a partir de determinadas funções às quais ela se presta. A utilidade pode ser um fator a ser considerado na gradação e na distinção do que pode ou não ser arte. O uso do objeto de arte é portador do requinte que eleva o ambiente e aquele que nele está.
A arte pode ainda ser vista a partir de sua função social, da sua capacidade de reunir pessoas, organizar e dinamizar objetivos pessoais e de grupo. Ela pode servir de ferramenta de luta e reivindicação, fundamentando o desejo do grupo de expressar-se, manifestar-se.
Outra função da arte, que pode ajudar-nos a entendê-la, é a de criadora de sentido. Na tarefa do conhecimento humano, a arte pode surgir como instância criadora de sentido que é capaz de deitar diante de nós inúmeras possibilidades de sentir e pensar a realidade. Através da arte e com a arte o intelecto humano quebra as barreiras reais ou imaginárias entre razão e sentimento e descobre que tudo se canta, que tudo se pinta, que tudo pode ser esculpido, que tudo se toca, que tudo se rima.
Mas como se dá nossa relação com a arte?
A arte pode ser ensinada, ser descoberta ou ela simplesmente se desperta e se manifesta ao homem? Tenho a impressão de que ao tentar responder uma ou cada uma destas perguntas, nós já estaríamos demonstrando, ao mesmo tempo, o que nós entendemos por arte.
Ela pode ser ensinada, num primeiro momento, quando é algo de concreto, perceptível às nossas sensações e descrito entre códigos, métodos e técnicas. Pode ser ensinada, em outro momento, mesmo se não é de imediato algo concreto e perceptível aos sentidos, mas à razão.
A arte pode ser descoberta pela iniciativa da curiosidade humana diante de um acaso qualquer. O contato com a obra de um clássico ou com o talhar preciso e concentrado de um artesão pode servir de guia para uma relação entre criador e criatura que jamais terá fim.
E o gosto pela arte?
Penso que o gosto pela arte pode nascer quando nos colocamos a tarefa do conhecimento, do fazer e da apreciação.
Nossos jovens e crianças, nós mesmos, podemos passar a gostar de arte quando nos debruçamos no seu estudo como meio de entendimento e diálogo com aquilo que a arte é. O fazer arte nos coloca em contato com o criador adormecido que há dentro de nós. Este fazer, que pode ser de produção ou re-produção, é sempre possibilidade de criar. A apreciação é a tarefa que pode selar nossa relação com a arte. É na contemplação da obra que o artista se manifesta.
Adriano Lima - 05-04-06, outono paraisense
Boa noite a todos! Desde já agradeço a gentileza do convite para participar deste momento e partilhar da companhia agradável de todos.
Gostaria de partilhar, brevemente, um pouco de minha percepção sobre qual a relação das pessoas com a arte. Esta reflexão é resultado de uma pergunta feita a mim mesmo: o que é o gosto pela arte?
Muitas vezes o gosto pela arte está condicionado a uma experiência familiar, que acompanha o indivíduo desde a infância, ou a uma habilidade própria que, após ser descoberta ou inculcada, se desenvolve com o treino e a repetição. O não interesse pela arte, ou o “des-gosto”, pode surgir quando um destes dois fatores não existe na história de determinada pessoa, ou pelo simples fato do não-domínio de uma linguagem que permita a interpretação e, por conseguinte, o entendimento daquilo que está posto em questão como arte.
O que é a arte?
Quando nos fazemos esta pergunta, as imagens da erudição e do clássico em quaisquer formas de expressão da arte podem nos ajudar a começar a responder esta pergunta. É fácil também recorrer à estimulação dos sentidos na busca do entendimento do que é arte. O argumento da estética surge como uma tentativa mais elaborada e ampla, levando-nos a entender que a arte é a busca do belo, da perfeição.
Também podemos entender a arte a partir de determinadas funções às quais ela se presta. A utilidade pode ser um fator a ser considerado na gradação e na distinção do que pode ou não ser arte. O uso do objeto de arte é portador do requinte que eleva o ambiente e aquele que nele está.
A arte pode ainda ser vista a partir de sua função social, da sua capacidade de reunir pessoas, organizar e dinamizar objetivos pessoais e de grupo. Ela pode servir de ferramenta de luta e reivindicação, fundamentando o desejo do grupo de expressar-se, manifestar-se.
Outra função da arte, que pode ajudar-nos a entendê-la, é a de criadora de sentido. Na tarefa do conhecimento humano, a arte pode surgir como instância criadora de sentido que é capaz de deitar diante de nós inúmeras possibilidades de sentir e pensar a realidade. Através da arte e com a arte o intelecto humano quebra as barreiras reais ou imaginárias entre razão e sentimento e descobre que tudo se canta, que tudo se pinta, que tudo pode ser esculpido, que tudo se toca, que tudo se rima.
Mas como se dá nossa relação com a arte?
A arte pode ser ensinada, ser descoberta ou ela simplesmente se desperta e se manifesta ao homem? Tenho a impressão de que ao tentar responder uma ou cada uma destas perguntas, nós já estaríamos demonstrando, ao mesmo tempo, o que nós entendemos por arte.
Ela pode ser ensinada, num primeiro momento, quando é algo de concreto, perceptível às nossas sensações e descrito entre códigos, métodos e técnicas. Pode ser ensinada, em outro momento, mesmo se não é de imediato algo concreto e perceptível aos sentidos, mas à razão.
A arte pode ser descoberta pela iniciativa da curiosidade humana diante de um acaso qualquer. O contato com a obra de um clássico ou com o talhar preciso e concentrado de um artesão pode servir de guia para uma relação entre criador e criatura que jamais terá fim.
E o gosto pela arte?
Penso que o gosto pela arte pode nascer quando nos colocamos a tarefa do conhecimento, do fazer e da apreciação.
Nossos jovens e crianças, nós mesmos, podemos passar a gostar de arte quando nos debruçamos no seu estudo como meio de entendimento e diálogo com aquilo que a arte é. O fazer arte nos coloca em contato com o criador adormecido que há dentro de nós. Este fazer, que pode ser de produção ou re-produção, é sempre possibilidade de criar. A apreciação é a tarefa que pode selar nossa relação com a arte. É na contemplação da obra que o artista se manifesta.
Adriano Lima - 05-04-06, outono paraisense
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