quinta-feira, maio 07, 2009

Poema “C”

Corre 
coleira 
cachorro 
coco 
calçada 
cuidado... 
coitado culpado

3 comentários:

FILOSOFIA POLÍTICA disse...

Olá!
Meu caro amigo, parabéns pelos poemas!
Um abraço!
Daner Hornich

FILOSOFIA POLÍTICA disse...

Adriano, grato pela lembrança e do texto – também conheço o texto do Schaff e indico na bibliografia da disciplina de Antropologia para os alunos do curso de Sistema de Informação – na segunda parte do livro indicado – temos “Individuo e Sociedade” – segue o pressuposto das relações “entre os dois extremos, o individualismo e o totalitarismo” – vale recordar que vivemos numa sociedade que expulsou o cidadão do seu espaço público e fez do mesmo perder o gosto pela liberdade, como argumenta Hannah Arendt no livro sobre a Revolução - mas você tem razão em argumentar que o totalitarismo viaja no tempo e se manifesta com vigor em nossos tempos com novas roupagens para usar a linguagem do Marx. Dois livros interessantes e um ensaio da Hannah Arendt sobre o tema:
SENNET, Richard. A corrosão do caráter. Record, 2004.
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______________. O declínio do Homem Público. Companhia das Letras, 1998.
ARENDT, Hannah. Compreender: formação, exílio e totalitarismo. Companhia das Letras, 2008. (Cf. o texto Franz Kafka: uma reavaliação, pp. 96 – 108).

Unknown disse...

Estive por aqui em visita ao seu blog!! Abraços Ademar!!

Cada guerra

Cada guerra consigo enterra uma lógica de funcionamento Com a arma mais potente vem a verdade mais forte Cada morte é uma moeda com dois lad...